Home » Sobre a autora

Sobre a autora

Ana Pereira é instrutora de condução de bicicleta, formadora e consultora em mobilidade sustentável.

Nascida em Lisboa, com uma costela ribatejana e outra algarvia, viveu no concelho de Oeiras até 2010, altura em que se mudou para o centro de Lisboa para viver e trabalhar.

Licenciou-se em Química & Biotecnologia na FCT-UNL mas sempre se interessou mais por empreendedorismo e sustentabilidade, acabando por seguir esse caminho à saída da universidade.  Co-fundou em 2006 uma empresa dedicada a servir e promover o uso da bicicleta como meio de transporte utilitário e recreativo em Portugal, a Cenas a Pedal, reconhecida pelo seu trabalho pioneiro nesta área.

Blogger desde 2005, activista veterana da Massa Crítica, publicou “O Código da Estrada e os Velocípedes – Perguntas Frequentes“, co-fundou o portal Bicicultura.org, co-(re)fundou a Cicloficina, colaborou no Passeio Livre, colaborou na Ciclo-Via.org, co-organizou o Bicicamp, onde em 2008 se consolidou a ideia de fundar uma nova organização de defesa dos direitos dos utilizadores de bicicleta e promoção deste meio de transporte, a MUBi, co-fundou esta associação e é nela voluntária.

Especializou-se na área da formação em condução de bicicleta e da sua relação com a engenharia e segurança rodoviárias, e da legislação & direitos dos utilizadores de bicicleta, tendo estado directa e activamente envolvida no lobby pelas alterações ao Código da Estrada, ocorridas finalmente em 2013, e na monitorização e discussão de projectos de infraestruturas para ciclistas. É Cycle Training Instructor certificada pelo Cyclist’s Touring Club, no Reino Unido, segundo o National Standard for Cycle Training britânico, desde 2008.

As suas actividades de eleição são a investigação, a escrita, e a formação.

Os temas a que se dedica são a mobilidade e transporte em bicicleta (educação, engenharia de vias, promoção, sociologia, psicologia, história, etc) e a sustentabilidade das cidades (economia, urbanismo, políticas públicas, mobilidade, cultura, ambiente, sociologia, psicologia, etc), passando pelo empreendedorismo e pela ciência.

Estuda a ciência e a arte de cultivar cidades atractivas e sustentáveis, nos três pilares fundamentais: económico, ambiental e social. 

———————————————————————–

Para contactos profissionais use: ap@cultivarcidades.com